خرید قالب وردپرس قالب وردپرس افزونه وردپرس

O coronavírus e a doença periodontal
13 de julho de 2021

Por Dr. Ricardo Denser

A maioria das pessoas, em algum momento do dia, vai parar na cozinha, nem que seja para fritar um ovo ou fazer um café, certo? Bem, que tal, se a cada ida à cozinha, a pessoa vai deixando a louça se amontoar na cuba da pia? E o lixinho que fica em cima da pia vai ficando abarrotado de restos de alimentos, resíduos dos últimos experimentos culinários da semana anterior? Nojento, não é?

Pois eu posso garantir que é exatamente assim que muita gente faz com seus dentes e com a higiene bucal…Sim, porque pegando o paralelo em relação à cozinha, a pia e o lixinho, temos sua boca, sua língua e seus dentes para higienizar todas as vezes que forem usados.

Tudo grudado

O que acontece quando você deixa uma panela com resíduos de alimentos de um dia para o outro em cima do fogão? No dia seguinte, tudo estará grudado ao recipiente onde você deixou esse alimento pernoitar. Para lavar a panela no dia seguinte, haja muque, certo?

O mesmo acontece com seus dentes, se você, ao se alimentar, deixa a escovação para depois. Os resíduos vão grudando ao redor das gengivas e as bactérias que naturalmente se instalam na cavidade bucal, vão se proliferar livremente, como aquelas mosquinhas de banana que aparecem nessa cozinha desorganizada

Acumula e degenera

Aqui temos até uma situação leve, mas ainda no comparativo da cozinha, tem gente que deixa tudo tão abandonado, que abre espaço para ratos, baratas e insetos, atraídos pela sujeira. No caso da boca, dentes, gengiva e língua, não é diferente. A falta de zelo em relação aos dentes é acumulativa e degenerativa. Ao contrário, o zelo é preventivo e também perdura.

A periodontia é a especialidade odontológica que cuida e previne o acúmulo e concentração de resíduos ao redor dos dentes e gengivas. Quanto menos resíduos, menos bactérias se espalham. Quanto mais frequente for a escovação e cuidados diários dos dentes, mais sua visita ao dentista, que também deve ser frequente, será de breves procedimentos, restauros eventuais ou simplesmente, uma limpeza com mais acurácia.

Faça essas contas e o resultado ao final de um ano será, inevitavelmente, melhor saúde integral. Nesse contexto, não há tempo para bactérias se proliferarem. Quando os hábitos e cuidados com a higiene são recorrentes, a prevenção impede problemas como sensibilidade dentária contra alimentos frios ou quentes, redução gigante do risco de cáries e, quem diria, ajudam a manter sua imunidade em dia, porque as bactérias estão em ambiente controlado pela higiene.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *