خرید قالب وردپرس قالب وردپرس افزونه وردپرس

Bruxismo é quando a pessoa “come” os próprios dentes sem perceber

Implantes dentários – tenho idade para isso?
18 de março de 2019
Implantes dentários – Inovação na Odontologia
5 de março de 2020

Por Dr. Ricardo Denser

Você que andou lendo nas manchetes que um deputado teria gasto uma pequena fortuna com despesas odontológicas  derivadas de um diagnóstico de “bruxismo”, talvez tenha se perguntado por que esse nome ou por que custou tanto dinheiro?

Afora as especulações sobre a existência das bruxas, o nome da síndrome tem a ver com uma palavra grega – brychein. Ela serve para definir uma compulsão involuntária, onde a pessoa range ou pressiona os dentes, em especial à noite, durante o sono.

Sintomas

Os sintomas normalmente começam e evoluem clinicamente quase  imperceptíveis para o paciente e para um profissional não qualificado. Os sinais são detectados por bons e experientes profissionais, que poderão prescrever o tratamento e prevenção do agravamento  do problema.

Danos

Danos na arcada dentária são decorrências desta síndrome, que pode levar anos para ser diagnosticada, caso o paciente não se queixe ou não procure ajuda médica e odontológica assim que os primeiros sintomas aparecem. Quanto ao montante de despesas alegado pelo deputado, pode haver controvérsias,  de acordo com a extensão dos danos causados pela síndrome, mas não vou me ater a especulações…

O importante  é aproveitar a oportunidade que temos para chamar a atenção para esse problema, que atinge cada vez mais pessoas na vida moderna. Nos EUA, estima-se que 15% dos adultos tenham bruxismo, quase sempre derivado do estresse.

Diagnóstico

O diagnóstico é multidisciplinar, ou seja, pode exigir a interferência de médicos e de dentistas, pois além dos problemas odontológicos, pode causar dores musculares no pescoço e ombros, além de dores de cabeça.  Em geral, causa prejuízos à qualidade do sono, o que ao final das contas, afetará a rotina do dia a dia, a qualidade
do desempenho profissional e dos estudos. Estresse noturno, enfim, é um assunto que deve ser observado e o tratamento deve ser levado a sério, pois não afetará só os dentes, mas a saúde integral da pessoa portadora.

Políticas à parte, preste atenção aos sinais. O dentista pode e deve ser consultado aos primeiros sintomas de “bruxismo”.